Dicas para montar o mix de produtos ideal para sua padaria

A escolha acertada do mix de produtos ajuda a fidelizar os clientes e contribui para a lucratividade do negócio. Por isso, montar um portfólio de mercadorias de acordo com a demanda e interesse do consumidor requer planejamento e deve ser uma atividade integrante do plano de negócios da empresa.

Por que investir em um bom mix de produtos?
A diversificação deixou de ser uma opção em termos de estratégia e se transformou em questão de sobrevivência em uma época caracterizada pela concorrência acirrada. Ampliar a oferta de produtos é uma excelente tática para aumentar a base de clientes e conquistar diferentes nichos de mercado.

E esse artifício não funciona apenas como atrativo para os clientes, mas também desempenha papel fundamental na compensação de possíveis perdas de rentabilidade. Isso porque, muitas vezes, mercadorias com maior potencial de venda são oferecidas com descontos, e um bom mix de produtos permite que a redução na margem de lucro seja contrabalançada com ganhos em outros itens. Dessa forma, a empresa conquista o consumidor e eleva o valor do ticket médio.

Como definir o mix de produtos ideal?
Não há uma fórmula para identificar com precisão quais itens devem compor o mix de produtos de um restaurante, padaria ou outro empreendimento do ramo food service. No entanto, é preciso que o gestor adote critérios para direcionar as escolhas. Confira a seguir alguns pontos importantes.

Conheça seu negócio
Conhecer o mercado no qual a empresa atua e quais são seus concorrentes é imprescindível. Para isso, analise os produtos oferecidos e as estratégias utilizadas para traçar as melhores formas de superar a concorrência. As questões abaixo podem ajudar:

Feito isso, analise o sortimento de itens e perceba as categorias com as quais trabalha. Isso permite ter um prospecto da situação e verificar se vale a pena incluir novos produtos ou remover aqueles que não estão vendendo.

Investigue também o histórico de vendas, para obter os dados de quais itens mais venderam no ano anterior, a margem de lucro cada um, quais têm menor custo de produção etc.

Essas informações, devidamente armazenadas em um sistema de gestão, ajudam a escolher produtos mais adequados para o seu público-alvo.

Antecipe as necessidades do cliente
O primeiro passo para combinar itens de forma eficiente e impulsionar as vendas é pensar em alternativas para facilitar a vida do cliente.

Geralmente, ele entra no estabelecimento sabendo o que deseja. No entanto, sua loja pode oferecer itens dos quais ele também precisa, mas não sabia ou que planejava comprar em outro local.

Por exemplo: procure oferecer frios já fatiados próximos ao pão francês, além de opções de laticínios, geleias e patês. Você também pode oferecer alguma degustação no fim da tarde, hora em que muitos consumidores compram o lanche no caminho para a casa.

A “venda casada” é uma tática capaz de trazer excelentes resultados. Dessa forma, o estabelecimento consegue impulsionar a comercialização de diversos itens e aumentar o seu ticket médio, ao mesmo tempo em que facilita a vida do consumidor.

Monte combos de produtos
Criar um combo de itens relacionados é outra alternativa recomendada. A ideia é que a compra combinada gere alguma vantagem para o cliente, como um desconto, por exemplo.

Você pode adotar promoções do tipo: leve X itens e pague Y, ou mesmo anunciar que na compra de um produto o cliente leva outro. Assim, você aumenta as vendas e ajuda o consumidor a conhecer novas opções de produtos.

Dê preferência a produtos fabricados no próprio estabelecimento
Ao priorizar itens produzidos em sua empresa, em vez de industrializados e fabricados por fornecedores, você aproveita ao máximo os equipamentos e agrega maior valor aos produtos finais.

É melhor oferecer menos produtos, mas todos selecionados a dedo e elaborados com extremo cuidado pela própria equipe, do que dezenas de opções que podem ser encontradas em qualquer outro estabelecimento.

Essa prática também potencializa o uso dos equipamentos da sua padaria, o que reflete em ganhos na produtividade e agrega valor às mercadorias exclusivas.

Não altere o mix de produtos de uma só vez
Não caia no erro de mudar totalmente o seu mix de produtos, de uma hora para outra. Ao inserir muitos itens desconhecidos, você pode causar um estranhamento nos clientes mais fiéis e prejudicar as vendas.

Portanto, faça uma combinação, procurando aliar os produtos que mais têm saída em seu estabelecimento com novas opções. Assim, você pode fazer testes, sem comprometer a rentabilidade.

Aposte nas datas comemorativas
Fazer um planejamento considerando as datas comemorativas na implementação de novos produtos ao mix é de extrema importância, pois muitas épocas são propícias para oferecer diferentes itens aos clientes. É o caso de Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc.

Para ter sucesso com essa estratégia, fique atento às preferências dos clientes e observe também o comportamento do mercado e de seus concorrentes. Outra forma de não perder oportunidades é ficando atento aos fornecedores, pois eles podem contribuir com sugestões e apresentar o que há de mais novo no momento.

Capriche na apresentação do seu ponto de venda
Para promover os itens da padaria ou lanchonete, não deixe de divulgá-los bastante no ponto de venda. Afinal, não há como os clientes saberem das novidades em produtos se não forem informados.

Contrate profissionais capazes de elaborar boas artes de divulgação, crie campanhas especiais e divulgue nas redes sociais. Use display para decorar de forma atrativa ou temática o local onde os produtos são expostos e crie embalagens diferenciadas para os combos. O importante é não passar despercebido pelo consumidor.

Faça avaliação periódica
Após colocar em prática as estratégias apresentadas, faça avaliações e acompanhe periodicamente os resultados da empresa.

Avalie a eficácia da divulgação adotada para o mix de produtos, levando em consideração os materiais e recursos promocionais utilizados: degustação, combo (leve 2 pague 1), entre outras ações de marketing. Assim, é possível verificar como foi a aceitação por parte dos clientes e entender os hábitos de consumo do seu público.

Essa estratégia deve ser adotada constantemente, tanto para os produtos novos quanto para os que já fazem parte do mix atual. O monitoramento possibilita compreender o andamento do negócio, além de identificar o que deve ser mantido e o que pede mudanças para melhorar a produtividade do empreendimento.

Como você viu, para montar o mix de produtos ideal, é preciso conhecer profundamente o negócio, o mercado em que se está inserido e, principalmente, o público-alvo. Assim, é possível adequar as estratégias às demandas do consumidor, aumentando consideravelmente as vendas.

Fonte: Prática