SEIS dicas para um planejamento de vendas eficiente em sua padaria

Quer atrair e fidelizar clientes, alavancar vendas e alcançar o faturamento ideal para assegurar a sobrevivência de seu empreendimento?

Então, você precisa começar agora a elaborar um planejamento de vendas para a sua padaria — ele será fundamental para conduzir o seu negócio rumo ao sucesso.

Se você não tem certeza sobre como deve começar a definir seu plano de ação, não se preocupe. A seguir, você verá seis dicas especiais para realizar um planejamento de vendas super prático e muito eficiente. Acompanhe!

1. Efetue a análise do negócio

O primeiro passo para um planejamento de vendas efetivo é o estudo do seu negócio. A partir disso, será muito mais fácil compreender a situação atual da empresa para, em seguida, saber em qual patamar você deseja que ela esteja em curto, médio e longo prazo.

Com um software de gerenciamento de vendas, é possível extrair dados importantes para efetuar essa análise.

Se você ainda não investiu em tecnologias deste tipo, reúna relatórios, planilhas e outros documentos com o intuito de obter um panorama geral do empreendimento. Se necessário, peça ajuda de sua equipe de vendas para ter em mãos o máximo de informações possíveis.

Assim, antes de começar o planejamento recomendamos que considere os pontos abaixo. Veja:

Sugerimos ainda que você aposte na ferramenta de análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de seu negócio — e além disso, que foque apenas no levantamento de métricas válidas e concretas para iniciar um planejamento de vendas muito mais claro e objetivo.

2. Defina as metas

Após a análise de seu empreendimento, seguimos para a próxima etapa: a definição das metas, responsáveis por estabelecer o ritmo de crescimento da empresa. O ponto de partida é mais simples do que pode imaginar — inicie respondendo o quanto você necessita ou almeja vender/faturar.

Nesse momento, é essencial descrever os objetivos de maneira bastante detalhada para que a execução ocorra exatamente como você planejou, tudo bem? Se você tiver dificuldades, indicamos que utilize o método SMART. Criada por Peter Drucker, a ferramenta é valiosa para validar as metas de um negócio e auxiliar no planejamento de vendas.

3. Estabeleça as estratégias

Agora que você já definiu as metas de sua padaria, é preciso imaginar de que maneira é possível concretizá-las. Então, prepare-se para pensar em como você atingirá o que foi proposto, elencando práticas claras de curto, médio e longo prazo. Lembre-se que as ações precisam relacionar-se com a visão e a identidade da empresa.

Você pode aproveitar o momento para definir os responsáveis pela execução de cada uma das ações estabelecidas. Assim, ficará mais fácil acompanhar todos os resultados obtidos.

4. Envolva a sua equipe

A sua equipe está diariamente em contato com os clientes e, mais do que ninguém, conhece os percalços de todo o processo comercial. Por esse motivo, é fundamental ouvi-los durante o processo de criação de um planejamento de vendas.

Não deixe de reunir-se com o seu time de vendas. Considere suas opiniões e acate às sugestões, caso sejam pertinentes. Temos a certeza de que a conversa será de grande valia para que você estabeleça metas e ações favoráveis que contribuirão para a ascensão do seu estabelecimento.

Ao envolver seus colaboradores em processos decisórios, você incita um sentimento de pertencimento. Essa é uma forma muito interessante de motivá-los e mostrar a eles que são parte essencial da empresa.

5. Mensure os resultados

Lembre-se de que é indispensável mensurar os resultados de todas as ações estabelecidas. Somente dessa forma é possível conferir se houve evolução no seu planejamento de vendas. Assim, você consegue otimizar processos e identificar o que está dando certo e o que deve ser alterado.

Veja, por exemplo, quais canais de comunicação oferecem mais retorno para a empresa. Ou ainda qual é o custo médio do departamento de marketing para atrair um novo cliente.

Como falamos anteriormente, é fundamental ter em mãos informações externas sobre o mercado e outros fatores que impactam diretamente o seu negócio, como dados sobre a economia do país e o comportamento do consumidor. Conhecer a fundo os produtos que oferece também é importantíssimo para o êxito do seu negócio.

Além disso, a concorrência precisa ser observada de perto — lembre-se de estar à frente dela sempre! E saiba que isso vai além da disputa por preços mais atrativos. Existe ainda a competição, por exemplo, por inovação, publicidade, diferenciação e oferta de produtos e serviços.

6. Identifique os gargalos o mais rápido possível

Em suma, os gargalos são todos os aspectos dentro de um negócio que impedem que ele funcione de maneira eficiente, que impactam de forma negativa as vendas e atrapalham a conquista de resultados satisfatórios. Por isso, é importante identificá-los rapidamente para, se necessário, modificar algumas estratégias do planejamento de vendas a fim de superá-los.

Assim, fique de olho nas entradas e saídas dos processos de produção da padaria, por exemplo. Avalie quais são os recursos necessários para efetuar as tarefas diárias e como elas são concluídas. Veja se os recursos são suficientes para produzir o que é esperado e se há algum ponto que interfira no que foi previamente estabelecido.

Mapeie processos, avalie ações e desenhe fluxos — dessa forma você identifica, com facilidade, possíveis falhas e encontra, com mais agilidade, soluções certeiras para quaisquer adversidades.

Agora você já sabe como iniciar o planejamento de vendas da sua padaria! Não há motivos para esperar — com essas dicas valiosas, você já pode começar a estruturar um plano de ação eficiente para atingir os objetivos que almeja, aumentar suas vendas e destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: Massa Madre