Qual o mix ideal de produtos para uma padaria?

Afinal, como escolher um mix de produtos e decidir o que disponibilizar para o meu público? Essa é uma dúvida recorrente de empresários no segmento da panificação. A gestão de produtos e de equipamentos é parte importante do sucesso da sua padaria. Para isso, é preciso estabelecer um meio termo: apostar em inovações e novas tecnologias para o aprimoramento dos processos, mas não deixar de lado os métodos tradicionais que nunca caem no esquecimento. Pensando nisso, reunimos 7 passos essenciais para você adotar na hora de montar o mix de produtos para a sua padaria e fazer sucesso entre os clientes. Confira!

1. Estude o perfil do seu público-alvo
O primeiro passo para definir um mix de produtos que atenda as necessidades dos seus clientes é saber o que eles precisam e procuram. Então, a primeira atitude a ser tomada é a de pesquisar. Analise o seu público-alvo e o perfil dos clientes que frequentam o seu estabelecimento.

É preciso conhecer e aprender o que o seu cliente espera para que você possa atendê-lo da melhor maneira. É necessário compreender o que o consumidor procura quando entra na sua padaria para garantir que ele voltará.

O foco no cliente é uma das estratégias mais importantes para o sucesso de qualquer tipo de negócio. No entanto, é importante ter em mente que não é possível agradar a todos. Exatamente por isso, você deve definir o seu público-alvo para que os seus produtos e estratégias de marketing sejam direcionados às pessoas certas.

Para isso, você pode usar blogs e redes sociais para definir características como idade, sexo, sugestões e o que as pessoas esperam de uma padaria. Após isso, o indicado é que você foque em um grupo de consumidores para estudar o comportamento deles, seja por meio de pesquisas, seja por observações em sua loja.

2. Escolha produtos tradicionais
Um bom mix de produtos deve contar com itens tradicionais. Esses produtos costumam ser aqueles que as pessoas mais compram e lembram quando pensam em uma padaria. Eles podem ser pães franceses tradicionais, pães doces, bolos, tortas e lanches rápidos, como sanduíches, café, leite, queijo e pães artesanais.

Esses são produtos que toda padaria deve vender para satisfazer as necessidades básicas do seu consumidor e tornar o seu estabelecimento aquele que o seu cliente sempre leva em consideração quando precisa de algo comum das padarias.

3. Invista em tendências
Após encontrar o básico e tradicional, você deve chamar a atenção do seu cliente com novos produtos e tendências do setor. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e suas necessidades mudam constantemente, inclusive em um mercado tão concorrido quanto o da panificação.

Para isso, fique bem atualizado sobre as tendências do setor. Aproveite datas comemorativas e especiais para mudar a decoração, disposição dos produtos e os itens da sua padaria e monte cestas com pães especiais, por exemplo. Novidades chamam a atenção dos clientes e tornam o seu negócio mais competitivo.

4. Ofereça opções gourmet
A onda dos alimentos gourmet veio para ficar. Dessa forma, para atrair mais clientes com o seu mix de produtos, aposte nessa modalidade. Opções gourmet agregam mais valor ao alimento e passam a imagem de que são especiais, foram feitas com diferencial e não partem de uma linha de produção automatizada e padronizada.

Esses alimentos são comumente associados a produtos de qualidade e à alta gastronomia. Eles têm um valor mais elevado e podem ser desde doces, como o brigadeiro, até pães artesanais com ingredientes importados.

5. Produza pães e bolos na versão integral
Outra dica importante para montar o seu mix de produtos ideal é apostar nas versões integrais dos alimentos, principalmente pães e bolos. É perceptível que boa parte da população têm se preocupado cada vez mais com a alimentação e em fazer escolhas saudáveis.

Para atrair esse tipo de público, é essencial que você aposte nas versões integrais e saudáveis dos produtos mais comuns. Os novos hábitos alimentares da população pedem que os estabelecimentos se reinventem e se adaptem às necessidades atuais.

O pão continua sendo o produto mais procurado nas padarias. Para acabar com o mito de que o pãozinho é o vilão da dieta, basta disponibilizar produtos integrais, multicereais e multigrãos, que são mais nutritivos. Assim, você não perde o seu cliente que mudou os hábitos alimentares. Além disso, essa prática pode ser vista como um diferencial, pois muitas padarias não apostam nesse tipo de produto e acabam perdendo uma clientela importante.

6. Inclua produtos zero glúten e diet
Além de consumidores que buscam uma vida mais saudável, existem aqueles com restrições alimentares, como os celíacos, que não podem consumir produtos com glúten, os diabéticos, que devem evitar o açúcar e também aqueles intolerantes ou alérgicos à lactose.

Portanto, na hora de montar o seu mix de produtos e satisfazer as diferentes necessidades de seus clientes, inclua na sua padaria pães, bolos e demais alimentos zero glúten, zero lactose e sem adição de açúcar.

Pessoas com essas restrições têm dificuldades em encontrar esses tipos de produto nas padarias, então quando os encontram, ficam fiéis ao estabelecimento por saberem que podem consumir pães e bolos sem prejudicar a saúde.

7. Aprimore os seus equipamentos
A montagem do seu mix de produtos também inclui os equipamentos utilizados. As inovações nos processos e a utilização de maquinários inovadores, como fornos e estufas de fermentação, proporcionam mais qualidade, rapidez e redução de custo energético.

Para isso, você pode apostar também em vitrines novas e mais chamativas, gôndolas organizadas, limpas e sempre conservadas. Afinal, não adianta ter produtos maravilhosos se o local deixa a desejar, já que primeiro comemos com os olhos, não é mesmo?

A montagem de um mix de produtos vai desde a pesquisa e estudo do seu público-alvo até a conservação da sua loja, móveis e equipamentos. É preciso apostar em tendências para as novas e constantes necessidades dos consumidores, mas sem deixar os produtos tradicionais de lado.

Fonte: Massa Madre