Como a automação pode ajudar sua padaria

01Jul

Como a automação pode ajudar sua padaria

O setor da panificação vem apresentando muitos desafios de mercado, principalmente em relação aos processos e competitividade. Nesse sentido, a automação de padarias já não é mais questão de conforto e luxo para os negócios, mas sim de adequação à nova realidade.

Por mais que as padarias sejam estabelecimentos antigos e tão tradicionais, é preciso se adequar às novas necessidades e exigências dos consumidores, que não envolvem somente novos produtos, mas também eficiência de gestão, pois ela impacta no atendimento.

Para não ficar parado no tempo, confira o que é e como implantar a automação no seu negócio!

Do que se trata a automação de padarias?
É o processo de implantar tecnologias que visam a informatização e automação de diferentes tarefas, desde o atendimento até a sua produção. Alguns exemplos são:

- softwares de gestão;
- emissores e impressoras de cupom fiscal;
- computadores para registros no lugar de papéis e anotações manuais;
- sistemas para leitura de códigos de barras, em vez de etiquetas escritas à mão;
- e principalmente, de equipamentos que necessitem menos da intervenção humana e produzam mais e melhor.

No entanto, por ser algo mais trabalhado e complexo, a automação não acontece do dia para a noite, pois é preciso identificar os setores que devem passar por essa transformação em um primeiro momento e, principalmente, a escolha de um bom sistema.

Não há mais espaço para as empresas que negam a informatização e a era digital, pois o mercado se tornou imediatista e exigente, principalmente no sentido de relacionamento com as empresas.

Em uma padaria, existem lacunas que podem ser aprimoradas pela tecnologia, inclusive nos pequenos e médios negócios, e não somente em grandes organizações.

Quais são os benefícios de automatizar a sua padaria?
O sucesso de uma padaria ou qualquer outro tipo de empresa está diretamente relacionado à capacidade de gestão dos responsáveis. Mesmo em padarias, que são negócios tradicionais, é preciso inovar e atender às demandas de mercado.

Afinal, as estratégias de administração que eram bem-sucedidas há 15, 10 anos, já não são mais eficientes na atual conjuntura do mercado e da concorrência. Para entender mais sobre a importância da automatização, confira os benefícios desse processo.

Redução de retrabalho
Erros humanos que levam ao retrabalho são sinônimos de desperdício e perda de dinheiro. Em uma padaria, isso é ainda mais delicado, pois as matérias-primas devem ser compradas de acordo com a demanda para não vencerem. Então, se há muitas falhas os produtos podem começar a faltar ou estragar.

Com tecnologias que automatizam tarefas no atendimento ou na produção, é possível diminuir esses retrabalhos que, muitas vezes, são gerados por cansaço, desatenção ou falta de qualificação. Variáveis essas que um sistema não tem, mesmo funcionando 24 horas.

Ganho de produtividade
Aumentar a produtividade, sem ter grandes custos com mão de obra e sem diminuir a qualidade dos produtos, é um dos principais desafios dos gestores. Como dito, os funcionários são humanos, ou seja, há limitações.

Nesse sentido, equipamentos, softwares de gestão e automatização de atividades conseguem otimizar a produção, agregar mais eficiência e qualidade aos processos, já que as atividades manuais demoram mais tempo para serem feitas.

Integração de departamentos e informações
Muitas falhas e gargalos produtivos ocorrem quando os departamentos de uma padaria funcionam de maneira não integrada. O seu estoque precisa estar em constante comunicação com o fluxo de caixa e com as demandas dos clientes, por exemplo.

Se isso não acontece, são feitas compras equivocadas, faltam produtos e tudo se desalinha. Ao atuar com sistemas que centralizam dados e informações, a sua padaria funcionará de maneira mais fluida e equilibrada. Fatores esses que são essenciais para a redução de custos.

Centralização de dados e informações
A informatização da padaria também beneficia a sua organização de dados e informações da empresa. Tudo ficará disponível, registrado e armazenado em um único sistema.

Com isso, não precisará de pilhas de papel para armazenar documentos, nem uma planilha para cada controle ou departamento. Isso ajudará tanto na sua gestão quanto na prestação de contas ao Fisco, já que terá dados atualizados e sempre em mãos.

Otimização e eficiência no controle de estoque
Grande parte da matéria-prima de uma padaria é perecível. Por isso, é necessário sempre atuar conforme a sua demanda, para que não tenha muitas perdas, desperdícios e, consequentemente, aumento nos custos ou falta de produtos.

Contudo, muitas vezes o controle de estoque se torna falho, pois todas as saídas e entradas dependem dos registros manuais dos colaboradores. Nesse sentido, quando a automação é implantada de maneira organizada e estruturada, poderá contar com um controle mais eficiente da sua reserva de produtos.

Todos os itens que saem do seu estoque e que entram nele devem ser registrados no sistema, que disponibilizará relatórios de cada item. Assim você saberá o que está em falta, o que não precisa de reposição, quais matérias-primas têm mais saída, entre outras informações valiosas para o seu controle.

Mas antes de se pensar no software da padaria, é preciso se pensar em hardware. Ou seja, a parte física do empreendimento.

Leia a matéria completa aqui/p>

Fonte: Blog Prática