Sindipan/JF promove missão técnica em Blumenau/SC para desenvolvimento de cooperativismo empresarial

06Dez

Empresários do setor de panificação de Juiz de Fora, associados ao Sindipan/JF, participaram de uma enriquecedora missão técnica em Blumenau (SC), de 21 a 24 de novembro. A iniciativa, parte do programa Central de Negócios, desenvolvido em parceria entre Sebrae Minas e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região (Sindipan/JF), teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os empreendimentos do ramo.

Durante a missão, o grupo visitou centrais de compras de renome, explorando na prática o funcionamento dessas organizações referência no Brasil. A experiência proporcionou uma compreensão mais profunda das boas práticas, modelos de negócios eficazes e como as negociações conjuntas podem gerar resultados financeiros substanciais.

Gustavo Magalhães, analista do Sebrae Minas que acompanhou o grupo, destaca a importância da iniciativa: "Os empresários adquiriram novos insights sobre organização, atuação em rede, produção, tecnologias e estratégias de mercado. A ação beneficia a Central de Negócios das Indústrias de Panificação, promovendo a atualização do conhecimento, facilitando networking e impulsionando a inovação no setor."

O programa busca fomentar a cooperação entre empreendimentos do mesmo segmento, visando ampliar os negócios e promover benefícios conjuntos por meio do compartilhamento de soluções. Com uma jornada de 18 meses, que teve início em agosto, o grupo de 25 empresários recebeu treinamentos e consultorias sobre temas como comprometimento, fundamentos de compras conjuntas, stakeholders e liderança, sendo acompanhado por um consultor do Sebrae Minas ao longo do processo.

O Sindipan/JF reafirma seu compromisso em impulsionar o setor, proporcionando oportunidades de aprendizado e fortalecendo os laços que impulsionam o desenvolvimento coletivo. A missão técnica em Blumenau representa mais um passo significativo nesse caminho de colaboração e crescimento mútuo.

Confira as fotos aqui